Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 45

ImprimirPara cada necessidade, um curso perfeito

Avalie: 12345

top_academyEm Londres, a Alan D Education ensina técnicas e até ajuda quem não tem certeza sobre a escolha da profissão

texto: Renata Vieira | fotos: Nancy Fina

Um dia ou um semestre? De acordo com cada perfil, a Alan D Education criou um curso especializado. A academia oferece um currículo flexível com jornadas que duram de um dia até 26 semanas. Em classes reduzidas, de oito a dez alunos, são ensinadas todas as técnicas de corte, permanente, coloração e as últimas tendências de barbearia.

Situada atrás da famosa Oxford Street, a escola ocupa uma área de 5000 m². Segundo a empresa de estatísticas National Apprenticeship Service (NAS), a Alan D é uma das instituições mais procuradas do país.

E nada de cabelos ornamentais, dignos de concursos de beleza. O objetivo dos cursos é desenvolver os potenciais do aluno com o ensino de looks comerciais que vão de encontro ao interesse da maioria das pessoas.

O diretor da academia, Alan Hemmings, tem 50 anos de experiência na área da beleza, e a maior parte desse tempo foi dedicado ao ensino. Como comemoração de tanta expertise, em 2011 vários cursos têm até 50% de desconto.

Cursos
Os cursos são ministrados pelo Alan D Creative Education Team. As modalidades para iniciantes proporcionam uma formação básica, que equilibra as habilidades tradicionais e um estilo fashion. Para aqueles que pretendem fazer carreira em salões de beleza, mas ainda não têm plena certeza da escolha, existe o Tester Week. Em uma semana é feita a introdução ao assunto de forma bem didática, sem pretensão de profissionalização.

A opção mais procurada é a Master Class. Com duração de 26 semanas, o curso ensina a lidar tanto com cabelos femininos como masculinos, além de noções de barbearia. Outra sugestão é o Refresher/Confidence Builder, específico para quem já está na área e deseja uma atualização profissional.

Certificação obrigatória
Para atuar como cabeleireiro na Europa é necessário ter NVQ, que na tradução livre para o português significa “Qualificação Profissional Nacional”. Algumas opções de cursos Alan D oferecem, além do certificado da academia, uma NVQ correspondente ao nível de aprendizado. Os níveis de NVQ variam de 1 a 5. A aprovação vem de órgãos reguladores do governo do Reino Unido.

O nível 1 mostra a competência para aplicar conhecimentos de rotina, como lavar cabelos e ajudar os técnicos do salão. Já o 2 representa uma posição júnior. No 3º degrau, consegue-se executar habilidades técnicas, como fazer um corte da moda. É ambicionado por quem pensa em gerenciar um estabelecimento ou ter o seu próprio.

O nível 4 permite que o profissional se torne seu próprio patrão. Requer responsabilidade pessoal e envolve a aplicação de conhecimentos em uma ampla gama de atividades técnicas. É necessário ter responsabilidade pelo trabalho dos outros e captar recursos.

O 5º grau de desenvolvimento é de diretoria. Para consegui-lo, é fundamental ter autonomia, responsabilidade total pelo trabalho dos outros, habilidades de análise, diagnóstico, planejamento, avaliação e execução de projetos.

fonte: UK Hairdressers

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se