Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 48

ImprimirPés de princesa

Avalie: 12345

abre_aspasCombata alguns dos principais incômodos que comprometem a beleza e a saúde dos pés

texto: Renata Vieira | foto: Agência Fotosite

Unhas encravadas
Certo:
Cortar as unhas a cada 15 dias. O melhor formato é avaliado de acordo com os dedos de cada cliente, mas no geral os cantos não devem ser cortados, e sim lixados de maneira levemente arredondada.
Errado: Deixar as unhas com formato indefinido. Isso facilita o crescimento da lâmina para dentro da pele. Sapatos que apertam os dedos também precisam ser evitados, pois podem provocar traumas nas unhas e nas cutículas.
Kinha Rocha, pedicure do salão Ton sur Tom

Dores nos pés
Certo:
Opte por sapatos confortáveis. Nesse caso, os calçados de bico quadrado são os mais indicados. Para quem é obrigada a usar salto alto no trabalho, a dica é aproveitar todas as oportunidades de dar descanso aos pés. Calçar sapatos baixos aos fins de semana e no trajeto entre a casa e o trabalho são boas atitudes. Após um banho relaxante, é fundamental elevar os pés e fazer uma massagem neles.
Errado: A combinação entre salto alto e bico fino é quase um veneno. Ela favorece – e muito – o aparecimento de unhas encravadas, calos (na superfície dos pés e nos dedos) e calosidades (na sola ou no calcanhar). Os calos surgem pelo atrito com os sapatos, e as calosidades por causa do peso do corpo. A má postura ao caminhar também sobrecarrega os pés.
Juciane Krambeck, podóloga e enfermeira

Cutículas na medida certa
Certo:
Evitar a retirada das cutículas, pois elas protegem o organismo contra a entrada de bactérias. Já que as brasileiras ignoram essa prática, é ideal que se retire pouca pele, para manter as unhas saudáveis. Como as cutículas dos pés demoram mais para crescer e o esmalte permanece por mais tempo, realize esse procedimento a cada 15 dias.
Errado: Tirar as cutículas em excesso sensibiliza a região dos pés. Os cortes e os machucados que podem ocorrer, além de incômodos, são muito perigosos para quem tem doenças crônicas como o diabetes.
Claudia Regina de Mattos, pedicure do salão Care Palace

Elimine as micoses
Certo:
A micose é uma infecção causada por fungos. Por causa dela, a pele fica ligeiramente rosada, descamada e normalmente há coceira. O cuidado mais indicado após o diagnóstico é usar um antifúngico recomendado pelo dermatologista por, no mínimo, quatro semanas.
Errado: A vilã das micoses é a umidade. Esquecer-se de secar bem os pés,  principalmente entre os dedos, pode provocar esse mal. Quem sofre com o suor excessivo precisa utilizar talcos que ajudam a diminuir a sudorese.
Alexandra Bononi, dermatologista

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se