Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 47

ImprimirPés especiais

Avalie: 12345

PodologiaA podologia em clientes com diabetes exige cuidados redobrados, pois pequenos ferimentos podem provocar sérias complicações

texto: Renata Vieira | fotos: divulgação

Cabeleireiros.com: Como o atendimento a pessoas com diabetes pode causar problemas nos pés?
Ana Cristina Brandini: Na maioria das vezes, os pés das pessoas diabéticas perdem a sensibilidade protetora e estão sujeitos a traumas indolores. Se não forem tratadas adequadamente, pequenas lesões podem evoluir e resultar até em amputação. Essa complicação acontece pela dificuldade de cicatrização nos membros inferiores e superiores. Para a saúde do profissional, não há riscos: a questão principal é ter máxima atenção durante os procedimentos, pois uma manipulação invasiva, como um pequeno corte, pode ocasionar uma grande infecção.

C.C.: Nesses casos, existe um protocolo a ser seguido?
A.C.B.: Antes de qualquer procedimento, a manicure ou o podólogo devem perguntar se o cliente tem diabetes e se faz acompanhamento médico. Em caso afirmativo, a atenção deve ser redobrada. Não é todo profissional que deve desencravar unhas, isso é competência dos técnicos em podologia. Muitos se dizem podólogos, mas não possuem o curso técnico, importantíssimo para obter uma qualificação plena. Além disso, é fundamental tomar cuidado com materiais perfurantes ou cortantes, como bisturis descartáveis.

C.C.: Como os profissionais podem se preparar para atender clientes com pés diabéticos?
A.C.B.: Esse trabalho exige responsabilidade. Os profissionais devem utilizar materiais autorizados pela vigilância sanitária, como: alicates de cutículas e de corte das unhas, espátulas, lixas, palito e luvas descartáveis. Assim, além de passar mais confiança para o cliente, eles também se sentirão mais confiantes na realização dos procedimentos.

Ana Cristina BrandiniAna Cristina Brandini é coordenadora do serviço de podologia de prevenção e orientação do pé diabético da Fundação Pró-Renal Brasil. Também ministra no BSG World Festival uma palestra com o tema: Pé Diabético: Prevenção com Responsabilidade Para Eliminar Complicações.

 

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se