Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 17

ImprimirPrevenção Capilar

Avalie: 12345

Tratamentos adequados com produtos específicos, além de tratar, preparam os fios para receber qualquer transformação sem comprometer a estrutura e a saúde dos cabelos.

Tratar bem dos cabelos é tão importante quanto fazer um corte moderno e uma coloração perfeita. Curtos ou compridos, lisos ou ondulados, todos os tipos de fio precisam de cuidados para manter o brilho, maciez, elasticidade, forma e cor bem definida.

Para que o profissional consiga satisfazer as expectativas de suas clientes é necessário, antes de tudo, proteger o cabelo contra as agressões naturais e químicas. O tratamento adequado garante não só a beleza dos fios, como ajuda na manutenção da cor e da forma criada artificialmente.

Um cabelo natural tem melaninas que são produzidas pelos melanócitos. Quanto mais ativos os melanócitos, mais melanina se produz e, conseqüentemente, o cabelo fica mais escuro. E para clarear fios escuros, é preciso utilizar oxidantes com maior porcentagem de peróxido de hidrogênio, o que pode desgastar os pigmentos naturais. O mesmo acontece com cabelos coloridos. Uma coloração com formulação mais forte não apenas altera o tom, como dilata as fibras e cutículas, deixando os fios mais porosos.

Mas os procedimentos que exigem maior cuidado são permanentes, alisamentos e técnicas similares, porque as substâncias utilizadas são muito alcalinas. Os processos de transformação retiram não só o enxofre como também causam uma grande perda protéica. Esta perda, somada à porosidade adquirida, deixa os cabelos ásperos e sem movimento e brilho. Além, é claro, de dificultar a fixação de cor, fazendo com que desbote facilmente. Assim, escamas e fibras ficam danificadas comprometendo a integridade e aparência dos cabelos. Por isto, tratamentos que reponham proteínas e devolvam a saúde aos fios se tornam indispensáveis. Além disto, as formulações químicas devem ser suaves, incluindo sempre ativos de tratamento que minimizem os efeitos que podem levar à fragilidade dos fios.

A ação de agressores ambientais, como, sol, vento e poluição, prejudica os cabelos. Já a oleosidade excessiva deixa uma aparência de sujeira e desleixo, enquanto a produção insuficiente de óleo dá um efeito de seco, áspero e opaco. Se estes fatores não forem neutralizados, o resultado será porosidade, falta de elasticidade, ressecamento, aspereza, perda de brilho, dificuldade para pentear e até quebra dos fios.

Portanto, a beleza e a saúde dos cabelos dependem da prevenção de agressões à fibra capilar e de produtos de manutenção que reponham as perdas causadas por meios naturais ou artificiais. Uma linha de tratamento completa precisa proporcionar limpeza, condicionamento, nutrição, revitalização e finalização, além de deixar um aspecto natural e saudável. O cabeleireiro deve escolher linhas profissionais abrangentes, para usar no salão, e indicar para suas clientes boas linhas de manutenção diária, com shampoo, condicionador e, se necessário, um leave-in com protetor UV, para minimizar os efeitos do sol. O tratamento conjunto – no salão e em casa –, além de devolver a maciez e o brilho, fortalece a fibra capilar e deixa os fios preparados para futuros processos de transformação.

Rotina de tratamento no salão

• Lavar os cabelos da cliente com shampoos de tratamento, para limpar os fios, eliminar resíduos de produtos anteriores e controlar a oleosidade. Ao mesmo tempo, a lavagem prepara o cabelo para receber o tratamento de revitalização.
• Aplicar cremes, máscaras ou soluções de tratamento para condicionar, nutrir e revitalizar os fios, sempre seguindo as instruções do fabricante.
• Finalizar com produtos leave-in, que criam um filme protetor contra as agressões externas e protegem também contra o calor de secadores e piastras.
• Oferecer uma linha de manutenção adequada para o tipo de cabelo da cliente, orientando-a sobre como cuidar do cabelo em casa.
• Cabelos bem tratados facilitam muito o trabalho do cabeleireiro, já que, depois de um diagnóstico prévio, o profissional poderá submetê-los com segurança à coloração, relaxamento ou permanente. Nunca é demais lembrar que todos estes procedimentos só devem ser feitos com formulações suaves e enriquecidas com ativos de tratamento que transformem os fios, sem danificá-los.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se