Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 10

ImprimirProgramas de Gerenciamento

Avalie: 12345

Com a função de esclarecer e informar, o objetivo desta coluna é introduzir conceitos e processos básicos de administração e gerenciamento. Que vocês consigam otimizar, através das nossas dicas, seus salões e clínicas de estética.

A informática nos traz o tema desta edição: os softwares de gestão de salões e clínicas de estética. Os proprietários de salões dividem opiniões em relação à utilização desse recurso. Uns totalmente contra, outros nem tanto e alguns a favor. Mas, de uma maneira geral, os salões de beleza ainda se mostram um tanto quanto resistentes à informatização.

Atualmente, a maioria dos salões de beleza nem sequer possui computadores. E utilizar programas específicos para o gerenciamento de salão torna-se privilégio de poucos. Às vezes, por falta de tempo, interesse ou informação, profissionais da área de beleza não fazem uso dessa maravilhosa ferramenta, em seu dia-a-dia de trabalho. É óbvio que o computador pode oferecer ao salão muito mais que uma simples pré-visualização de um corte ou uma cor de cabelo. Um programa de gerenciamento bem utilizado se torna uma ferramenta fundamental, auxiliando não só na administração como também no marketing, na formação de banco de dados e fichas de clientes.

Para uso geral, a escolha de um programa de gestão pode ser mais importante que a do próprio equipamento, pois só através dela é possível a um gerente ou dono de salão obter informações precisas e agilidade necessária ao andamento e crescimento do salão. Mesmo assim, antes de comprar um computador, pesquise bastante. Peça sugestões de usuários e compare preços e condições.

É comum hoje em dia, em uma simples caminhada pelo nosso bairro, encontrarmos dezenas de salões. Essa grande concorrência diminuiu bastante a margem de lucro em salões de todos os níveis. Devido a esse fato, os proprietários foram forçados a realizar mudanças para enfrentar um mercado altamente competitivo. É nesse momento que a informática oferece, através de um programa de gerenciamento, um grande diferencial nessas mudanças.

Para executar um projeto (programa de gerenciamento) que demande em mudanças, principalmente comportamentais, torna-se imprescindível que o proprietário do salão esteja absolutamente convicto da implantação. Somente desta forma, poderá “vender” a idéia aos seus profissionais. O temor do desconhecido é um dos primeiros obstáculos que surgem. As pessoas resistem a mudanças, pois não conseguem vislumbrar o que está adiante: não dominam computadores, não sabem digitar. Para superar esse temor, deve-se divulgar o máximo possível de informação sobre o programa de gerenciamento, através do suporte técnico da empresa fornecedora do software.

A utilização de novos métodos, por vezes, tende a gerar controvérsias entre o tradicional e o moderno, expressa por comentários: “da forma antiga sempre funcionou bem, para que mudar?” ou “nossos clientes já estão acostumados com o sistema antigo”. Convém lembrar que mudanças implicam melhorias e pressupõem evolução. Existem disponíveis no mercado, alguns programas prontos, de gerenciamento de salões e clínicas de estética, que auxiliam não só o gerenciamento, como permite:

- históricos completos de química: geralmente para controle das tintas em colorações e produtos usados em alisamento, reflexos e permanentes;
- lucratividade por profissional;
- gráfico de vendas de serviços e produtos;
- fechamento do movimento diário, semanal e mensal;
- controle de estoque;
- controle de pagamentos dos profissionais.

Os programas de gerenciamento auxiliam o proprietário a definir regras claras para o processo e padronizar tarefas, que eram feitas manualmente pelos profissionais. Dependendo do movimento da empresa, muitas das informações acima citadas são impossíveis de serem gerenciadas manualmente. Daí a principal razão do setor ter se despertado para o fato de que a informática é a solução para tais necessidades.

Por fim, vale lembrar que nenhuma mudança é definitiva, e que a sua principal finalidade deverá ser, sempre, a constante evolução dos salões e clínicas de estética. Qualquer dúvida entre contato através do e-mail caorista.fnr@terra.com.br. Fiquem com Deus, e até a próxima edição...

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se