Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 21

ImprimirQuem é o Verdadeiro Líder?

Avalie: 12345

Ele é a chave para o sucesso de seu salão e não se caracteriza apenas pela competência técnica, mas também pela capacidade de estimular novas lideranças.

A abertura de um salão de beleza é sem dúvida uma importante decisão a ser tomada. No Brasil, cerca de 30% dos empresários que abrem seus salões fecham os mesmos ainda no primeiro ano de vida. O que leva tantos empresários a fecharem seus salões? Falta de informação da profissão, mão de obra qualificada e, principalmente um verdadeiro líder.

Vou compartilhar uma conclusão à qual cheguei ao longo de mais de 20 anos de experiência em salões de beleza: o profissional que com garra, vontade e disciplina vira ponto de referência para a equipe, transforma-se no “Cabeleireiro Líder”.

A chave do sucesso e competência dos salões, hoje mais do que nunca está no comportamento humano. Tecnologia, patrimônio, informações, podem ser adquirido, mas, uma equipe competente, alinhada e motivada leva tempo para ser formada. Os salões que sabem lidar bem com pessoas e equipes conseguem atingir excelentes resultados de negócio, integrando assim um clima interno, extremamente favorável onde as pessoas desejam trabalhar sempre.

Para o profissional cabeleireiro de hoje ter sucesso ele necessita alcançar a realização pessoal, social e financeira – ser independente, contribuir na solução de problemas, encontrar desafios e superar metas. As pessoas querem sentir que seus esforços são valorizados e que seu trabalho seja diferencial e contribua para o sucesso do salão que trabalha.

O que encontro em muitos salões são cabeleireiros que exercem sua liderança mais como chefes, do que como líderes. No histórico de carreira são excelentes profissionais, que sabem resolver bem questões técnicas e foram conduzidos a papéis de liderança, progredindo em suas trajetórias profissionais sem buscarem um embasamento para lidar com pessoas e equipes. Lembrando que nem sempre um bom cabeleireiro é um bom líder.

Líder é quem veste a camisa do salão, define a figura do condutor, predicado cada vez mais raro em todos os segmentos. O dirigente mais expressivo pode não ser o dono do salão, mas quem demonstra maior interesse pelo trabalho chega primeiro e é o último a sair, está sempre pronto para ajudar, participa de eventos, cursos e workshops. Tudo em nome do aperfeiçoamento.

O chamado “pau para toda obra” é o profissional que tem mais chance de crescer e conquistar a liderança dentro do salão. Ele sabe que, ao desejar o melhor para o salão, este profissional desfrutará de uma posição favorável se houver maior rentabilidade.
Em relação aos outros profissionais, o líder torna-se o ponto de referência. Os demais cabeleireiros vão até ele pedir opiniões em caso de dúvidas. Por outro lado, existem os líderes negativos. São profissionais que, ao alcançarem um determinado status, deixam-se levar pelo estrelismo, tornam-se arrogantes e até maltratam a clientela.

Características dos Líderes:
Respeito: Tratar sua equipe como gostaria de ser tratado, respeitando os limites e as limitações pessoais.
Responsável: Poucas atitudes são mais desejadas e até exigidas no mundo profissional do que a responsabilidade. Ser responsável, às vezes, significa a necessidade de irritar as pessoas.
Confiança e Lealdade: Recusar ou negar nosso compromisso a outros a despeito do custo. Cobrir ao invés de expor as fraquezas da equipe. Aceitar a opinião do outro.
Disciplina: Comprometido com horários, coração obediente e humilde para pedir perdão quando erra.
Motivação: Termo muito comum associado a um estado de espírito que leva à ação. Ser entusiasmado e dinâmico para alcançar os objetivos. Não desistir frente aos obstáculos.
Persistência: Nada resiste ao trabalho, dedicação e determinação.
Crescimento: O líder forma líderes com equilíbrio, prioridades e estilo de vida, o exemplo vem da liderança.

Caro leitor, pense e identifique quem verdadeiramente é o líder no seu salão, talvez seja você. Estive recentemente ministrando palestra em São João da Boa Vista – SP e um trabalho de liderança e capacitação profissional desenvolvido pelo Núcleo de Estética e Beleza, em parceria com o Projeto Empreender da Associação Comercial e Empresarial de SJBV, chamou a minha atenção pela unidade, liderança e comprometimento de um grupo de pessoas com a profissão do cabeleireiro, apreendendo e buscando aperfeiçoamento para o desempenho com qualidade dos salões de beleza da região.

Deus Abençoe, até a próxima edição...

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se