Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 51

ImprimirSalve o loiro!

Avalie: 12345

coloracao_loira (1)Surgiram dificuldades no percurso rumo ao loiro perfeito? Experts apontam como driblá-las

texto: Rebeca Alcoba | fotos: divulgação e Laurent Darmon

O sonho de consumo de muitas mulheres é ter cabelos loiros e reluzentes, como os das apresentadoras de televisão Adriane Galisteu e Ana Hickmann. Mas, na hora de colorir, nem todo fio ou coloração se comporta da mesma maneira.É comum surgirem dúvidas ou resultados insatisfatórios durante o procedimento. Por isso, vale a pena lembrar que aderir aos loiros deve ser uma decisão pensada. “Não adianta ficar loira e ter um cabelo ‘espigado’. Oriente a cliente sobre o serviço antes de começá-lo, pois é necessário fazer um investimento considerável em manutenção. Caso ela não queira, é preferível ficar morena e conservar os fios bonitos”, comenta Marcos Coraza, hairstylist do Gilberto Cabeleireiros.

Colorir os cabelos exige conhecimentos químicos, técnicos e estéticos. Contudo, o colorista não precisa esconder o que está sendo feito. “Todo cliente tem o direito de saber o que está sendo aplicado em seus cabelos, apesar de os profissionais não divulgarem proporções”, ressalta Alvair Querido, gerente- técnico da Lowell Cosméticos. Ele alerta que não há como sair ileso de alguns trabalhos de coloração: “As pessoas devem estar cientes de que no clareamento, as madeixas perdem lipídios, proteínas e vitaminas em um curto espaço de tempo. Logo, elas precisam estar em constante reconstrução e tratamento”.

Clareamento dos fios

Como clarear cabelos brancos e deixá-los com 100% de cobertura?

Não existe a possibilidade de clarear fios brancos, pois eles já têm ausência total de melanina. É possível colori-los ou mantê-los nessa cor. Para obter cobertura total sem escurecê-los, utilize partes iguais de uma coloração loiro-claríssima com loiro-claro-acinzentado, com oxidante de 30 volumes.

Marcos Coraza, hairstylist do Gilberto Cabeleireiros

O cabelo pode ser resistente à pigmentação de tonalizantes e tinturas?

Sim. Alguns cabelos podem ser resistentes aos tonalizantes porque o produto não é como as colorações comuns, à base de água oxigenada. Ele penetra somente na primeira camada da cutícula. Também existem casos nos quais algumas mechas de nascença podem apresentar resistência à coloração permanente.

Ruben Navarro, hairstylist do Salão Walter's Coiffeur Shopping Leblon

Como as morenas podem aderir às mechas californianas?

As californianas devem ter de dois a três tons mais claros do que a cor natural do cabelo. Além disso, este deve ser um clareamento graduado. Vejo muita coisa feia na rua, como metade da cabeça morena e metade descolorida.

Marcos Coraza

Qual é o procedimento para retocar as raízes de cabelos com mechas californianas?

Aplique a coloração na raiz até a extensão das mechas, evitando atingir as pontas e prejudicar o efeito das californianas. Para realçar o brilho das pontas claras, após enxaguar a cor de raiz, matize-as com tonalizante.

Alvair Querido

Qual é a volumagem de água oxigenada mais indicada para fazer mechas em cabelos já claros? E nos escuros?

A indicação mais segura para clarear cabelos loiros é um oxidante de 10 ou de 20 volumes. Já para os fios escuros e virgens, utilize de 30 a 40 volumes. Caso já sejam coloridos ou descoloridos, não ultrapasse os 30 volumes.

Alvair Querido

Como limpar uma tonalidade avermelhada sobre o loiro?
Se o resultado ficou avermelhado, é sinal de que o produto foi retirado antes da hora certa. Para corrigir, basta dar um banho de tonalizante nos tons acinzentados e mates.

Marcos Coraza

Mudanças de cor

Como mudar do vermelho para o loiro?

Para não prejudicar os fios com uma decapagem, faça luzes e vá mudando a coloração aos poucos. Como o vermelho desbota fácil, com algumas lavagens ele passa a ficar acobreado; já com luzes, tomará a direção loira.

coloracao_loira (2)Marcos Coraza

Como mudar do preto para o loiro?

Faça uma limpeza de cor com descolorante e oxidante de 10 volumes. Em seguida, repita a operação com descolorante e oxidante de 20 volumes. Nunca prometa ao cliente que a transformação ocorrerá em apenas um procedimento. O processo é demorado e vale submeter os cabelos à reconstrução, para a reposição dos aminoácidos da queratina que serão perdidos na transformação.

Alvair Querido

Como escurecer um cabelo loiro-claro para tons castanhos e avermelhados?

Faça uma pré-pigmentação com nuances acobreadas ou avermelhadas. Depois, aplique a coloração desejada.

Flávia Rosa, hairstylist do Salão Le Premier Coiffeur

Textura capilar

É possível que a coloração deixe os cabelos cacheados mais lisos?

Não. O que pode acontecer é ela abrir as cutículas do cabelo e deixar o cacheado com um aspecto espigado. Nesse caso, é importante fazer hidratações para fechar as cutículas e devolver o movimento de cachos.

Flávia Rosa

O que fazer quando o cabelo fica muito poroso com a coloração?

O processo de oxidação pode deixar os cabelos porosos. Para amenizar essa situação, pode-se misturar uma ampola de óleo essencial na tintura, antes de aplicá-la. Ainda assim, é ideal tratar os cabelos com frequência usando máscaras que realinhem as escamas capilares.

Ruben Navarro

Compatibilidade química

É possível relaxar cabelos tingidos de loiro sem causar danos? E quanto às escovas progressiva e inteligente?

Isso é possível, desde que o descolorante não tenha sido usado no procedimento, porque as duas químicas são incompatíveis. Já as escovas progressivas e inteligentes são compatíveis com cabelos tingidos ou descoloridos.

Flávia Rosa

É aconselhável fazer luzes em cabelos com relaxamento? E com escova inteligente?

Descolorante não combina com relaxamento, mas é compatível com escova progressiva.

Flávia Rosa

Confira também:

Guanidina e os mitos sobre relaxamento de cabelo

 

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se