Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 29

ImprimirSassoon: um revolucionário

Avalie: 12345

Vidal SassoonComemorando 80 anos de idade em 2008, Vidal Sassoon tem uma trajetória pessoal tão impressionante quanto seus sucessos profissionais

texto: Liana Pires
foto: divulgação

A trajetória pessoal de Vidal Sassoon é tão surpreendente quanto o sucesso que ele conquistou ao longo de cinco décadas no mercado da coiffure mundial. Nascido em Londres, o hairstylist celebrou 80 anos de vida em 17 de janeiro de 2008 e está sendo homenageado pelos principais eventos de beleza nacionais e internacionais.

Sassoon cresceu em um pequeno apartamento em East End of London, lugar considerado periferia na época de sua infância. O conceito de família feliz que ele cultivava até os seis anos desmoronou com a saída de casa do seu pai. Sem condições de serem sustentados pela mãe, ele e seu irmão mais novo precisaram se mudar para um orfanato judeu. A situação só melhorou quando ela se
casou pela segunda vez e pôde novamente sustentá-los.

Ainda na idade escolar, Sassoon queria ser jogador de futebol, mas sua mãe insistiu com ele para que arrumasse um emprego. Aos 14 anos, conseguiu uma oportunidade na barbearia Cohen’s Beauty & Barber Shop, tendo como tutor Adolph Cohen, conhecido como “o professor”. Durante o dia o garoto tinha contato com os mais belos cabelos e, à noite, quanto voltava para casa, podia observar a moda das gangues.

Enquanto crescia, Sassoon também desenvolvia seu senso cívico. Em 1948, deixou o Reino Unido para lutar na Guerra de Independência de Israel. Além disso, quando jovem, foi membro da organização britânica antifascista 43 Group. 

Alguns anos após seu retorno da guerra, montou seu primeiro salão de beleza – uma sala pequena no terceiro piso de um prédio na Bond Street. Esse foi o primeiro passo para o sucesso. Por anos ele experimentou novos estilos e técnicas de corte, almejando uma estilização elegante, porém simples. Em 1963, apresentou ao público sua primeira grande criação: o corte bob – curto e angular, cortado em um plano horizontal. Anos depois, ficou famoso também pelo Five-Point Cut.

Com essas e outra inovações, Sassoon mudou a idéia de como os cabelos poderiam ser cortados e estilizados. Tido como um diamante multifacetado, é considerado o Picasso do mundo dos cabelos, tendo participado de eventos importantes: foi o cabeleireiro oficial dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, e recebeu cinco mil dólares para realizar o corte de Mia Farrow no filme “O bebê de Rosemary”. 

A rede Sassoon

Já consagrado, Sassoon emprestou seu nome a uma cadeia de salões situada nos Estados Unidos e no Reino Unido e a uma linha de produtos de tratamento dos fios. A filosofia de seus salões é trabalhar o cabelo em sua forma natural. Assim, a função do hairstylist é revelar a beleza individual dos clientes por meio da geometria, com cortes e cores que interagem harmonicamente. Com a estrutura óssea, o formato do rosto e o estilo do cliente.

Nos salões, o que impera é a regra da liberdade: conheça as normas para que elas possam ser quebradas. Em uma atmosfera de aprendizado e progresso, a imagem dos cabelos envolve um misto de modernismo e de experimentação criativa, e os profissionais estão sempre de olhos abertos para a arte internacional, o design e a moda. 

Seu método é disseminado pelas academias que levam o seu nome, nas quais novas gerações são guiadas pelas regras da liberdade. Os corações do sistema criativo dos cursos são Los Angeles (EUA) e Londres (Inglaterra)

Vidal Sassoon é o fundador do Centro de estudos sobre anti-semitismo e xenofobia, na Universidade Hebraica, de Jerusalém. Inaugurado em 1982, SICSA (sigla em inglês) se dedica ao desenvolvimento de informações apolíticas e interdisciplinares sobre o anti-semitismo.

Galeria de fotos:

  • Tendência Vidal Sassoon
  • Mia Farrow em
  • Tendência Vidal Sassoon
  • Vidal Sassoon

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se