Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 40

ImprimirSinais que os cabelos dão para sua saúde

Avalie: 12345

Cabelos e saúde (1)Eles não só enriquecem o visual como indicam se há algo errado com o organismo. Fique atento!

texto: Márcia Britto | fotos: Jonathan West e divulgação

Pode parecer exagero, mas é possível que a falta de saúde dos seus cabelos revele problemas com a tireoide ou doenças como anemia e ovário policístico. Quem garante é a dermatologista Paula Penna. “Uma pessoa com ovário policístico talvez desenvolva acne e oleosidade excessiva nos cabelos, enquanto a queda excessiva dos fios está ligada a anemia e tireoide,” afirma.

Em média, um adulto tem entre 90 mil e 140 mil fios de cabelo, que duram cerca de cinco anos. Mas se as madeixas dos seus clientes estão caindo, não espalhe o desespero à toa. Normalmente, são perdidos entre 70 e 100 fios todos os dias em um processo normal de renovação. Se isso ocorre em demasia, verifique se o cliente tomou alguma anestesia ou antibiótico e siga a dica do cabeleireiro Ivaldo Lima: recomende ao cliente uma consulta a um especialista. “Tenho um dermatologista de confiança para quem encaminho minhas clientes. Antes da consulta, converso com ele sobre cada caso.”

Cabelos e saúde (3)Em grande parte, a beleza dos cabelos depende do bom funcionamento das glândulas sebáceas e sudoríparas localizadas na derme, logo abaixo da epiderme (pele). Elas mantêm a temperatura do corpo e eliminam substâncias tóxicas. Segundo a dermatologista Gabriela Casabona, quando esses dois processos são feitos em maior quantidade, o cabelo torna-se pesado e oleoso. Já se a produção é menor, ele fica desprotegido e ressecado.
 

1 Comentário:

  1. Foto: Myriam
    Myriam: 21/08/2010 às 09:55
    Muito interessante esta reportagem sobre a vida dos fios de cabelo.
    Myriam Trolezi cabeleireira


Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se