Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 42

ImprimirSíndrome de Rapunzel

Avalie: 12345

problemas_com_apliques (11)Cabelos superalongados podem trazer riscos aos fios naturais se não forem tratados corretamente

texto: Maria Fernanda Gomes | fotos: divulgação

Que atire a primeira pedra aquela mulher que nunca quis ter os cabelos longos para desfilar com um penteado digno de Maria Antonieta. Para algumas, deixá-los crescer leva tempo demais. Mas existe uma maneira rápida de conquistar o tão sonhado resultado: o megahair.

O problema acontece quando o sonho dá lugar ao exagero. A top model inglesa Naomi Campbell, famosa por usar madeixas lisas e longas, causou o maior frisson após aparecer em um ensaio fotográfico com falhas no cabelo.

A suspeita recaiu sobre o megahair, que teria estragado seus fios naturais, deixando-os mais fracos.
Outra estrela que apareceu com uma cabeleira duvidosa foi a cantora Britney Spears. Além de ter cola à mostra, o cabelo natural dela estava quebradiço e com falhas.

Os problemas foram associados ao excesso de química e ao uso prolongado de alongamentos. A mesma desconfiança recaiu sobre Victoria Beckham e Paris Hilton.

Cabeleiras brasileiras

problemas_com_apliques (3)O hairstylist Flávio Priscott é referência na aplicação de megahair. Ele recebe mulheres de todas as idades querendo fios longos e volumosos, já que está no imaginário brasileiro o tão sonhado “cabelão”. Várias famosas passaram por suas mãos, como Malu Mader, Alessandra Negrini e Isis Valverde, que atualmente interpreta Marcela na novela Ti-ti-ti, da Rede Globo.

Flávio já salvou cabelos danificados por produtos ou mudanças bruscas com o megahair. “Foi o caso
da Danielle Winits e da Aline Moraes. Elas são agradecidas até hoje pelo tratamento realizado”, conta. Segundo ele, geralmente a perda de cabelo ocorre porque os profissionais não executam o trabalho de maneira correta, não escolhem os melhores fios, não os colocam corretamente ou porque aplicam cabelos pesados demais para a estrutura da cliente.

Isac Muniz, profissional do salão C.Kamura, já recebeu uma cliente com falhas no couro cabeludo. “Não nascia mais cabelos em várias áreas. Sugeri a ela que recebesse orientações de um dermatologista para só depois retornar ao salão e concretizar a cabeleira dos sonhos.”

problemas_com_apliques (6)Perigo à vista

A calvície, também conhecida como alopecia, depende de uma associação de fatores genéticos, emocionais e hormonais. Apesar de ser mais comum em homens, ela também acomete mulheres. Segundo a dermatologista Cristiane Braga, o caso das famosas é emblemático e a queda de cabelos pode ter sido causada pela alopecia de tração, já que o peso das extensões “puxa” os fios naturais para baixo, provocando uma reação inflamatória nos folículos capilares. “Esse tipo de perda de cabelos é comum em mulheres que usam força demasiada para fazer rabos de cavalo e tranças”, alerta.

Quando diagnosticado no início e tratado corretamente, o problema é reversível. “A prática de tensionar deve ser abandonada e a área com alopecia precisa ser estimulada com medicação específica”, diz. A dica da dermatologista é que o megahair seja feito com uma base maior de cabelos “originais” e com uma extensão 1/3 menor do que o tamanho que geralmente é usado.

problemas_com_apliques (1)Cuidados especiais

Bom senso e cautela ajudam a evitar transtornos para quem utiliza extensões. Independentemente do tamanho do aplique, a manutenção da nova cabeleira merece atenção. Flávio diz que apliques curtos requerem mais cuidados, já que a posição do megahair muda com o crescimento
da raiz e ele fica aparente mais rápido.

Conforme as madeixas crescem, algumas medidas devem ser tomadas. Isac explica que as extensões devem ser retiradas depois de três a quatro meses, pois o cabelo natural cresce e pode quebrar com o peso do aplique. Nessa etapa, nem sempre a reutilização dos fios é possível.

Caso o trabalho seja executado como se deve, as extensões podem ser molhadas, secas ao vento ou com secador. “Megahair exige o mesmo cuidado dos cabelos naturais: secar bem e hidratar”, lembra Flávio, que exibe longos cabelos graças a extensões.

problemas_com_apliques (5)Alternativas saudáveis

Existem opções temporárias menos arriscadas para quem quer aderir ao cabelo longo. A Overseas trouxe para o Brasil o Clip-in Extension, da Hairdo, nascido de uma parceria do estilista Ken Paves com a cantora norte-americana Jessica Simpson. É uma peça única de cabelos feita em camadas, com o sistema de apliques clip-in, que permite que os fios artificiais se misturem aos naturais. A fibra é uma das réplicas mais próximas do cabelo humano, com 1/3 do seu peso, e pode ser encontrada em quatro tamanhos e nas texturas ondulada e lisa.

A empresa italiana So. Cap., famosa por utilizar cabelos 100% humanos, desenvolveu uma tela onde os fios ficam anexados e podem ser presos ao couro cabeludo através de presilhas. Conhecido como tic-tac, o sistema é perfeito para ter madeixas longas temporariamente. A marca tem uma linha especial para noivas.

A Micro Look também se aproveitou do filão e lançou a Lace Wig Look, uma peruca de fios naturais fixados em uma prótese de silicone cheia de furos, que facilita a oxigenação da pele. A peruca pode ser lavada no mesmo dia e fica até 30 dias. Para Flávio, essa é uma ótima alternativa para quem perdeu o cabelo completamente ou passou por quimioterapia.

problemas_com_apliques (4)Valerie Misiara, diretora-presidente da So. Cap. do Brasil, fez uma lista de cuidados para quem
usa extensões:

- Antes de entrar em uma piscina ou no mar,prenda o cabelo.

- Condicione as madeixas com um produto específico para apliques.

- Evite o acúmulo de resíduos de produtos nos cabelos, enxaguando-os bem.

- Evite passar pentes e escovas perto do couro cabeludo.

- Hidrate os fios a cada 15 dias.

- Não durma com os cabelos úmidos: o calor da cabeça em contato com o travesseiro cria fungos que podem causar queda de cabelos.

- Tenha cuidado ao utilizar secador ou chapinha nas junções do aplique. Não há restrições quanto à temperatura. Seque bem os fios, mas com cuidado.

- Respeite o tempo de uso das extensões me retire-as com o mesmo profissional que as colocou, já que ele conhece os fios e a técnica utilizada.

- Use xampu sem sal e aplique-o com delicadeza.

problemas_com_apliques (2)MANUTENÇÃO NELES!

Escova Prada
O número de mulheres que aderem às extensões cresce a cada dia. Por isso, a Prada lançou a escova Prada Megahair. Com cerdas no formato de laço, ela não enrosca nas emendas do aplique. Ideal para cabelos longos e volumosos.
(11) 3371-9599 |
www.bellizcompany.com.br

Dinasty Care
A Afro Collection Aloe Vera é uma linha de manutenção específica para cabelos com tranças, dreads ou apliques. Livres de sal, os produtos têm ação
antifrizz e antiumidade.
(11) 3791-2599 | www.dynastycare.com.br

Galeria de fotos:

  • problemas_com_apliques (1)
  • problemas_com_apliques (2)
  • problemas_com_apliques (3)
  • problemas_com_apliques (4)
  • problemas_com_apliques (5)
  • problemas_com_apliques (6)
  • problemas_com_apliques (7)
  • problemas_com_apliques (8)
  • problemas_com_apliques (9)
  • problemas_com_apliques (10)
  • problemas_com_apliques (11)

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se