Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 38

ImprimirToque sutil de personalidade

Avalie: 12345

Saiba por que os cabelos brancos surgem e quais são as formas de disfarçá-los, assumi-los e adaptá-los à sua moda

fotos:
Steve Hiett para Claude Tarantino e divulgação | texto: Juliane Pereira

Foto 1Não há nada errado em envelhecer. Pelo contrário: o passar dos anos é natural e muitas vezes se expressa de maneira imperceptível. A não ser quando os cabelos brancos começam a aparecer. Nesse instante, muitas dúvidas surgem: assumir os fios mais claros deixa o visual com aspecto descuidado? É melhor tingi-los? O branco está na moda?

Saber por que os cabelos ficam brancos, o que geralmente acontece a partir dos 40 anos de idade, é um grande passo para assumir ou não o novo visual. “A mudança da coloração ocorre gradativamente. Após os 40 anos, cerca de 40% das pessoas no mundo possuem fios sem pigmentação”, afirma Jackeline Mota, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do EFoto 2stado de São Paulo e dermatologista do Ambulatório de Tricologia do Hospital do Servidor Público Municipal.

O processo de envelhecimento dos fios, chamado acromotriquia, acontece pela modificação dos folículos pilosos [como mostrado na matéria Entenda seus Cabelos, publicada na edição 37]. “Os fios ficam brancos porque ocorre um aumento na produção de peróxido de hidrogênio e uma diminuição da função dos melanócitos presentes nos folículos”, explica Jackeline.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se