Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 8

ImprimirTratamento Capilar

Avalie: 12345

A IMPORTÂNCIA DO USO DE PRODUTOS DEVIDAMENTE LEGALIZADOS

Quando um medicamento torna-se um veneno.

A natureza oferece, através do reino vegetal, minerais e vegetais que são utilizados na alimentação, medicamentos e produtos de beleza, em geral. O que vai determinar a função, e o desempenho dessas substâncias, é o critério do uso. De forma indiscriminada podem atuar como veneno, causando reações adversas e imprevisíveis. Para agir como medicamento, toda e qualquer substância tem que ser isolada, quantificada e dosada de acordo com a necessidade de cada um. Tudo isso levando em conta, também, o período pré-determinado de uso e a via correta de administração de cada produto.

Utilizar plantas, argilas, algas marinhas e outras substâncias naturais na sua forma pura, “in natura”, sem passar por um processo prévio de adequação de uso, nem sempre é o melhor caminho para se conseguir um efeito potencializado, pois, não podemos esquecer que, além da substância química contida nesse produto natural, cujo benefício se busca, estão presentes também diversas substâncias cujos efeitos nem sempre são compatíveis com o resultado esperado. As argilas e outros minerais geralmente encontram-se contaminados por bactérias e fungos, entre outras substâncias indesejáveis; as algas marinhas também se contaminam facilmente além de poderem estar impregnadas com poluentes.

As plantas contêm mais de 500 substâncias químicas com atividades diferentes, importantes para sua sobrevivência, mas nem sempre benéfica para nós. Num vegetal nada é produzido se não houver uma função específica para desempenhar. Os chamados PAN (princípios ativos naturais), que são responsáveis pela atividade medicinal da planta, são substâncias do metabolismo secundário, ou seja, só serão produzidos quando for necessário para sua sobrevivência. Por exemplo, o tanino, presente no fruto verde, que impede sua ingestão até que a semente esteja em condição de gerar uma nova plantinha. O tanino possui atividade anti-seborréica e adstringente, logo, é um excelente ativo para pele e couro cabeludo oleoso. Se não bastasse isso, precisamos conhecer em que momento este ativo está presente em maior concentração. Isso vai variar segundo a estação do ano, temperatura ambiente, hora do dia (por exemplo, o jasmim apresenta maior concentração de óleo essencial em suas flores no final da tarde quando o inseto responsável pela polinização está em maior atividade) etc. Se uma pessoa resolver utilizar o óleo essencial das flores de jasmim e não souber o melhor momento, poderá não encontrar quantidade significativa do princípio ativo. Assim, poderíamos citar inúmeras condições para que se possa, realmente, obter os benefícios de uma determinada substância química natural.

Conhecendo todas as dificuldades que envolvem a utilização de produtos naturais, pesquisadores estudaram minuciosamente diversos princípios ativos naturais, isolaram a substância desejada e estudaram detalhadamente todas as suas propriedades químicas. Através de pesquisas aplicadas determinaram uma dose necessária, que atuasse de forma segura e saudável, e criaram condições para que ela pudesse ser obtida de modo a atender toda a demanda. Assim nasceram as indústrias farmacêuticas, cosméticas e tantas outras. A utilização de produtos naturais industrializados garante o uso correto e eficaz de plantas, frutos, flores, argilas, algas etc., visto que, a tecnologia empregada purifica, quantifica e oferece uma substância ativa na dosagem correta para que se obtenha o máximo de resultado sem os riscos do excesso ou escassez.

Quando uma fórmula cosmética é desenvolvida, o pesquisador busca uma associação ideal de substâncias que atuem sinergicamente e cumpram diversas funções simultaneamente e de modo complementar. É comum o uso do chá de camomila associado ao sol para clarear os cabelos, mas também, são comuns as reclamações sobre o conseqüente ressecamento, fragilização do fio, perda de brilho e a obtenção de uma tonalidade amarela cor de gema. Quando utilizamos uma formulação cosmética, seu balanço de ativos hidratantes, emolientes, filmógenos e nutritivos atua de forma equilibrada repondo os nutrientes do fio e dando condições para que o cabelo adquira um aspecto saudável e natural. Os cosméticos desenvolvidos para o cabeleireiro são especialmente concentrados e atingem resultados superiores à simples utilização de qualquer produto manipulado (fórmulas caseiras), a partir de substâncias colhidas na natureza, sem elaboração industrial.

O uso indiscriminado de substâncias químicas com o intuito de obter melhores resultados, pode provocar efeitos secundários inesperados e indesejados. Na indústria cosmética cada matéria-prima nova que chega ao mercado foi exaustivamente estudada e cada produto adquirido pelo cabeleireiro foi formulado na dose correta para que ele obtenha um resultado imediato, uma proteção prolongada e um toque de tratamento profundo, realmente comprovado. Porém, estes produtos não terão nenhum valor se não forem bem aplicados. A técnica de aplicação, a habilidade no diagnóstico e o conhecimento do cabeleireiro sobre a ação do produto são vitais para o sucesso do tratamento. É importante também a conscientização do cliente em utilizar a linha de manutenção indicada e voltar regularmente ao salão para hidratações periódicas. Quando há uma perfeita sintonia entre produto, cabeleireiro e cliente, não é preciso recorrer a poções milagrosas para se obter o sucesso, que passa a ser uma conseqüência.

É muito importante, você profissional, trabalhar somente com produtos devidamente legalizados e aprovados pelo Ministério da Saúde, não correndo riscos de fiscalização, pelo uso de produtos não-liberados, pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que analisa fórmulas garantindo a segurança no uso de matérias-primas, de acordo com suas especificações, mundialmente aprovadas.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se