Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 19

ImprimirTratamento de Ponta!

Avalie: 12345

Assim como a pele, os cabelos sofrem com a mudança de clima e de temperatura. A nova estação é a época certa para um tratamento de choque que devolva a saúde dos fios.

Todo ano, a situação se repete. No final do inverno, as clientes chegam aos salões com os cabelos em estado lamentável. E qual é a causa disto? A resposta é simples: o vento e a poluição, associados às agressões químicas e mecânicas, deixam os cabelos opacos, ressecados e sem brilho. Como o sol e o calor também danificam os fios, todo profissional tem a obrigação de fazer uma análise do cabelo e recomendar à cliente o melhor tratamento para nutrição e reestruturação. Mas para isto, ele precisa estar informado sobre as mil e uma possibilidades de tratamentos, para indicar o mais adequado para cada caso.

A tecnologia trouxe avanços fantásticos, como a cauterização molecular, a nanoqueratinização, a texturização definitiva, a hidratonalização, hidratação fotônica e tantas outras técnicas de última geração. Mas estes tratamentos de ponta exigem pelo menos seis aplicações, sendo uma por semana. Mas, em muitos casos, a velha e boa hidratação já melhora em pelo menos 50 por cento a aparência dos fios. Hidratações semanais funcionam para todos os tipos de cabelo: secos, normais, mistos ou oleosos. Já os tratamentos à base de queratina humana e animal reconstroem a cutícula, devolvendo ao cabelo sua forma cilíndrica.

Mas como explicar para a cliente a importância da hidratação? Vamos tentar: hidratar significa devolver a água perdida no dia-a-dia. E como fazer isto? Com produtos específicos de hidratação, que repõem os nutrientes, mantêm o teor hídrico do cabelo e fecham as cutículas. Quanto mais comprido for o fio, mais freqüentemente o processo deve ser repetido. Em cabelos coloridos ou com químicas, o intervalo deve ser até menor. Pelo menos, uma vez por semana. Outra pergunta comum: como identificar se o cabelo está desidratado? Pela observação de sua textura. Se estiver ressecado, ele seca muito rápido e não tem brilho. Então, está na hora de repor os nutrientes e reequilibrar o teor hídrico. Por último, uma dica para tranqüilizar sua cliente: a hidratação só deixa o cabelo oleoso se for feita com produtos inadequados, com excesso de fontes de calor ou outro processo que estimule a produção da oleosidade do couro cabeludo.

Existem também produtos que produzem resultados rápidos, como as ampolas instantâneas. O profissional deve indicar as marcas de sua confiança, recomendando a hidratação ideal para cada tipo de cabelo. Já a cauterização a frio ou a quente, além de tratar, acentua o brilho. Outra alternativa cosmética para melhorar a aparência dos fios é aplicar tonalizante junto com a hidratação.

Cabelos muitos danificados exigem, além de tratamentos intensivos, outros cuidados, como aparar as pontas bifurcadas ou ressecadas. E para fechar as pontas duplas, vale a pena usar produtos à base de silicone, gloss e reparadores de pontas, lembrando que as fórmulas que contêm dimeticone e ciclometicone dão melhores resultados.

A manutenção em casa potencializa e acelera os resultados. Daí a importância de você orientar a cliente a usar em casa bons produtos, como uma máscara capilar, que repõe os nutrientes e hidrata os fios, complementando os tratamentos que ela fez no seu salão. Aconselhe que ela lave os cabelos cuidadosamente, sempre com um shampoo de boa qualidade. Ensine a enxaguar bem os fios após usar o shampoo, para retirar todos os resíduos do produto e a usar condicionador somente da metade do cabelo para as pontas, retirando o produto completamente. E se ela costuma usar finalizadores (géis, mousses e sprays), indique fórmulas mais suaves, com protetor solar. Além de cuidar dos cabelos de sua cliente, sua função também é orientá-la. Esta é a obrigação de todo cabeleireiro. E, como dinheiro é sempre bem-vindo, com certeza, seu faturamento também vai aumentar consideravelmente.

Confira também:

Qual é o melhor tratamento com queratina: cauterização ou queratinização?

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se