Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 53

ImprimirTruques de maquiagem

Avalie: 12345

limpa_borroesMaquiagens borram nos momentos mais inadequados. Conversamos com duas “feras” dos pincéis para que você saiba como reverter as possíveis manchas

texto: Eder Garrido | fotos: Agência Fotosite e divulgação Junior Queirós

Feliz da mulher que nunca viveu o pesadelo de estar em uma festa badalada e descobrir que sua maquiagem borrou. Para essas horas, além de profissional, o maquiador precisa ser conselheiro e ter na ponta da língua a tática perfeita para ajudá-la a reverter o quadro.
 
De acordo com o maquiador Beto França, os grandes aliados contra os borrões são o cotonete e a esponja com um pouco de base. Demaquilante, nem pensar! “Ele remove a maquiagem da área afetada e depois fica difícil refazer as cores”, diz. Confira a melhor solução para cada caso e compartilhe as dicas com suas clientes. Elas vão agradecer – e muito!

Base
A base deve apresentar uma cor próxima à da pele do rosto. Normalmente, esse tom não é o mesmo do pescoço e do colo. Por isso, na hora de aplicar o produto, não o espalhe nessas regiões, pois o local pode ficar manchado. “Cubra a pele da face e umedeça as mãos antes de aplicar a base nas outras áreas. Assim, ela ficará mais leve, tornando-se difícil notar áreas borradas ou manchadas”, diz a maquiadora Andréa Malagoni, que completa: “Ainda prefiro cobrir a pele com uma base bem natural sobreposta por pó”.

Blush
Para retirar o borrão do blush, Beto recomenda o uso de esponja nova, de preferência de veludo, ou de um pedaço de algodão. A remoção deve ser feita no mesmo sentido do blush, girando a esponja ou trocando os pedaços de algodão. Em seguida, passe um pouco de pó na tonalidade da pele e reaplique o blush.

“Remova o excesso do pó no pincel e aplique-o logo após a uniformização da pele”, aponta. Isso porque, como não existe nenhuma referência de cor, a probabilidade de exagerar no tom é menor.

Depois da maquiagem pronta, geralmente o blush fica mais suave. Se for necessário acentuar a cor, um simples passar do pincel alcançará o tom desejado. Mas cuidado: o excesso de produto pode deixar um aspecto envelhecido. “O blush é um toque de saúde. Use cores mais rosadas e alaranjadas para alcançar essa proposta”, finaliza o profissional.

Batom
Quando os batons apresentam cores escuras, como vermelho, vinho ou marrom, é comum que eles borrem ou escorram, principalmente se forem sobrepostos por gloss. “Limpe a área borrada com lenço de papel e aplique um pouco de corretivo ou da mesma base usada para cobrir a pele”, aconselha Andréa. Já batons claros são facilmente removidos. Basta aplicar pó sobre a área limpa com um lenço de papel.

Para evitar as manchinhas, no momento da aplicação, a maquiadora recomenda a retirada do excesso do produto com o lenço, até deixar os lábios bem sequinhos. Outra dica é usar um delineador da mesma cor do batom, que evita vincos ao redor da boca.

Sombras
A sombra espalhou-se mais do que deveria? Caso o tom for claro, limpe-a com um pouco da mesma base usada para preparar a pele. Em cores escuras, ela pode prejudicar a situação a ponto de se tornar necessário refazer toda a cobertura. Para evitar possíveis borrões, aplique a sombra antes de cobrir a pele ou coloque um lenço de papel embaixo dos cílios inferiores.
Outro conselho: use base ou primer nas pálpebras antes de aplicar a sombra. Isso ajuda a fixá-la sem espalhar, mas reforça a necessidade de uma aplicação suave, para que a cor não fique excessiva.

Lápis para olhos
Se seu lápis borra, experimente trocá-lo por sombra molhada para fazer o traço e, depois, esfume-o levemente. Caso opte por um lápis colorido, cubra o risco com sombra da mesma cor. Eventuais borrões são facilmente removidos com cotonete.

Delineador
Quando borrados, delineadores à prova d’água são removidos somente com demaquilante bifásico. “Aplicar bases ou corretivos em cima da mancha não oferece o resultado desejado”, aponta Andréa.
Para diminuir a chance de borrões, faça o traço com lápis e aplique o delineador por cima. Caso o risco não fique como esperado, remova-o com cotonete.

Máscara para cílios
“Se a máscara borrar quando os fios tocarem a pele, remova a marca girando um cotonete, sem fazer pressão”, ensina Beto. Deixe o cotonete “flutuar” sobre a pele, pois o resíduo permanece apenas sobre o pó.

Aí mora o truque: se o cotonete for pressionado, o borrão vai aderir à pele. Se isso acontecer, passe a haste com um pouco de base e retoque a área em questão.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se