Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 28

ImprimirVersatilidade argentina

Avalie: 12345

Gustavo CochetAos 44 anos, Gustavo Cochet dá uma verdadeira lição de como se tornar um profissional renomado

Texto: Liana Pires
Fotos: Daniel Miura e divulgação

Cordial, sorridente e paciente, Gustavo Cochet, 44 anos de idade, mostra, em sua postura, por que se tornou um hairstylist tão querido e renomado principalmente na América Latina.

Há 20 anos no mercado de cabelos, Cochet já ministrou aulas, realizou demonstrações e fez shows, sempre adotando a máxima: não basta fazer um bom trabalho, é preciso divulgá-lo. Em apenas cinco anos, conquistou mais de 50 prêmios e menções por trabalhos em corte, cor e penteado. Os que mais se destacam são: Campeão Argentino da Confederação (1997), bi-campeão da Copa Mercosul, Troféu Prensa Modalité (2004). “Os prêmios são importantes para o cabeleireiro porque marcam etapas da carreira”, disse. Cochet atribui parte do seu sucesso à visão global que tem sobre a profissão. Ele sabe como agradar a clientes de nacionalidades distintas, principalmente os brasileiros. “A diferença entre os clientes brasileiros e argentinos é a textura do cabelo. O consumo é similar, mas o profissional precisa ficar atento à técnica que utiliza”, enfatiza.

Habitué do mercado nacional, Cochet tem experiência suficiente para analisar o mercado do País, que visitou pela primeira vez em 1993. “O Brasil cresceu muito nos últimos cinco anos nos mercados de estética e de produtos. E se supera a cada ano no que se refere à moda e à capacitação profissional”, considera.

Mas Gustavo não se atém à teoria. Desde 2004, ele se apresenta no Creative Color International. Este ano, o evento será realizado de 30 de agosto a 2 de setembro, no Expo Center Norte, e o hairstylist mantém suspense quanto a sua apresentação. “As tendências mundiais mostram uma ampla gama de possibilidades. Este ano se destacam cortes retos e inteiros, em detrimento dos desconectados.

Talvez faça algo nesse sentido”, afirma ele, que acredita que essas apresentações são importantes para o crescimento profissional. “Gosto de vir ao Creative porque é um encontro de amigos, no qual posso aliar a técnica à possibilidade de deixar uma mensagem ao público”, revela.

O início

Há 20 anos na profissão de cabeleireiro, Cochet sempre trabalhou com imagens. Formado em arquitetura, ele considera que essa área é muito relacionada à moda e ao seu ofício atual, pois também trata do conceito de formas e da função das cores. “Desde os três anos faço desenhos e pintura, e isso me ajuda hoje em dia”, revela.

Aos 24 anos de idade ele montou seu próprio salão de beleza, mas o espírito inovador não parou por aí: além de aprimorar suas habilidades como cabeleireiro, há 15 anos ele também atua como maquiador.

Tendências

À frente do salão Fashion Hair, em Rosário, Argentina, Cochet compensa o fato de não residir na capital de seu país com muito estudo sobre moda e beleza. Ele se inspira nas imagens que são apresentadas, mas faz questão de manter uma identidade. “A moda internacional tem influência no meu trabalho, mas não sou escravo dela. Conheço diferentes regiões do mundo e adapto o que vejo ao meu estilo profissional”, salienta.

Para ele, atualmente o estilo de corte está menos demarcado e mais funcional com o intuito de ficar de acordo com o dia-a-dia corrido da clientela. “O cabeleireiro pode trabalhar uma linha que possa ser adaptada a diferentes pessoas”, sugere.

Para o futuro, o hairstylist guarda outras surpresas para o público: deseja ingressar no mercado literário e publicar dois livros, um de penteado – que ensinaria didaticamente como estilizar cabelos para noivas – e outro de maquiagem. “Já tenho parte do conteúdo de ambas as obras. Quando ensinava na universidade, escrevia muito”, revela

Galeria de fotos:

  • Tendências Gustavo Cochet (1)
  • Tendências Gustavo Cochet (2)
  • Tendências Gustavo Cochet (3)
  • Tendências Gustavo Cochet (4)
  • Tendências Gustavo Cochet (5)
  • Tendências Gustavo Cochet (6)
  • Tendências Gustavo Cochet (7)
  • Tendências Gustavo Cochet (8)
  • Gustavo Cochet

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se